terça-feira, 31 de março de 2009

Relatos dos cursistas sobre o Gestar II Língua Portuguesa

Ao término da análise do livro TP 3 ( livro de teoria e prática) foi solicitado aos professores cursistas um relatório apresentando suas considerações sobre o Programa Gestar II de Língua Portuguesa, ministrado pelas formadoras Maria dos Prazeres e Joselma. Entre os que foram recebidos, destacamos os três a seguir:

RELATÓRIO 1:

“ Nós professores não podemos mais simplesmente dar as costas aos avanços sobre a linguagem. Este curso tem provocado em mim o desejo de aprimorar meus conhecimentos sobre gêneros textuais. A troca de experiência com outros colegas durante as apresentações das oficinas tem sido de grande valor. As orientadoras tem conseguido passar conhecimentos de forma prática, com segurança e linguagem acessível e dessa for vem viabilizando nossa compreensão.”

Fabielena Vagueiro

RELATÓRIO 2:
“ O referido estudo foi profícuo a todos que lá estavam. As formadoras Maria dos Prazeres e Joselma, dissecaram sobre gêneros textuais, apontando pontos importantes sobre o assunto. Em determinados momentos aconteceram debates interativos sobre heterogeneidade tipológica onde foi esclarecido diversas dúvidas, como também apresentadas inovações a cerca do assunto. Em dado momento foi exposta uma imagem para ser feitas diversas leituras dentro das tipologias textuais. Na reunião, houve pontos positivos como o domínio e a segurança para ministrar os conteúdos em estudo; o empenho dos professores em formação quando apresentaram os trabalhos aplicados em sala de aula.
No geral, o curso é de grande valor, enaltece o conhecimento do professor em formação, para melhor aplicação dos ensinamentos em sala de aula, inovando a didática no trabalho com o aluno. ”

Gilvanete Coelho
Luziana Reis Castro





RELATÓRIO 3:
“ Ao participar do Programa Gestar, posso ressaltar pontos positivos e negativos.
Com relação aos positivos, percebo que esse programa dá condições aos professores de explorar e estudar diversos textos com mais eficiência. Podemos também conhecer as dificuldades dos outros professores, e em conjunto, discutir, planejar e realizar uma prática que se concretize no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos.
Sobre os pontos negativos, observo uma angústia por parte de alguns cursistas, devido ao prazo de realização e conclusão das oficinas, pois sabemos que imprevistos surgem, e cada sala, e até mesmo cada escola tem a sua realidade e os seus entraves. Também, nos encontros, há muito conteúdo a ser explorado e discutido em poucas horas de estudo.
Contudo, espero que esses momentos de estudo contribuam para ampliar meus conhecimentos sobre os gêneros textuais e que melhores resultados sejam perceptíveis na aprendizagem dos alunos.”

Francisca Risomar Cordeiro de Sena Santos.

Os relatórios permitem-nos avaliarmos o nosso trabalho como formadores e também a aceitabilidade da formação em serviço.
Estou feliz, pois se percebe que grande parte dos educadores busca o aperfeiçoamento profissional e o mais importante, está preocupado com a aprendizagem dos alunos.

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