sábado, 21 de março de 2009

II oficina do Gestar em Petrolina/PE

Falar sobre gêneros textuais parece ser um discurso antigo/ ultrapassado, mas como o próprio Marcuschi diz: “O estudo dos gêneros não é novo. O que hoje se tem é uma nova visão do mesmo tema.” E foi partindo desse principio, que os cursistas, na 2ª oficina do Gestar II de Língua Portuguesa, tiveram a oportunidade de expor seus conhecimentos acerca da diversidade textual e perceber que na maioria das vezes, muitos de nós e até os livros didáticos fazem uma confusão do que seja gênero e tipo de texto.
O que mais me deixou feliz nessa oficina, foi à naturalidade em que nossos cursistas fizeram a exposição de suas concepções sobre gêneros e sequencia tipológica, e o relato de suas experiências no desenvolvimento da oficina na escola a partir da 1ª oficina do Gestar.
Posso afirmar que estamos com um grande número de professores comprometidos com a educação, que objetivam nessa formação continuada em serviço, uma oportunidade de enriquecer seus conhecimentos pedagógicos e aplicá-los em sua(s) sala(s) de aula.
É importante salientar ainda, que nesse encontro houve uma maior interação entre os cursistas e formadores, e discussões pertinentes sobre heterogeneidade tipológica, hibridismo e sobre o ponto de vista de Marcuschi e de Travaglia a respeito do tema “Gêneros e tipos textuais”. Após o momento discursivo, os professores cursistas, em grupo, analisaram as unidades 11 e 12, do TP3 e selecionaram uma das oficinas para ser colocada em prática na sala de aula, fazendo as adequações necessárias à realidade de sua turma.

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