terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Nunca é tarde para homenagearmos as pessoas que amamos - Josué 64 anos.

No dia 29 de novembro de 1945, nasceu na cidade de Petrolina/ PE, Josué de Souza Lima. Filho do pescador José de Souza Lima e da dona de casa Maria dos Prazeres Lima, tinha 6 irmãos: Toinho, Felipe, João Bosco, Tadeu, Dodora e Dida. Sempre muito brincalhão, não perdia a oportunidade de aprontar as maiores danadices com seus adoráveis irmãos e vizinhos, para a preocupação de seus pais. Sem se preocupar com o perigo, até no Rio São Francisco eles faziam festa.
Certa vez seu irmão Toinho o convidou para brincar de amarrar bode e quase morreu enforcado, ainda bem que sua mãe chegou bem na hora.
Josué, mais conhecido como Zué, como carinhosamente é chamado pelas pessoas mais próximas, cresceu num ambiente onde o amor, a verdade, a união e o respeito ao outro sempre foi mais importante do que as dificuldades financeiras que enfrentavam. Valores esses que foram assimilados na íntegra por ele.
Na certeza de que um dia encontraria o seu grande amor e construiria uma família unida e feliz, foi agraciado por Deus pela beleza de uma jovem chamada Cicera, com quem casou e tem hoje 4 filhas.
Quando sua primeira filha nasceu, moravam num quartinho no muro da casa de sua mãe, não tinham quase nada, nem berço a pequena Prazeres tinha e como Josué sempre foi muito criativo tratou logo de improvisar um lugarzinho para aconchegar sua filha, então com ajuda de sua esposa, pegaram uma caixa de madeira e fizeram tipo uma manjedoura, sendo que forrada com panos. As condições da época não eram as melhores, no entanto nunca deixou faltar o alimento do seu lar. Sempre almejando o crescimento profissional, começou a aprofundar seus conhecimentos, pois a família estava crescendo e não mais poderia sobreviver com o único salário que ganhava. Com o nascimento de sua segunda filha, Jocilene, perceberam que o ambiente estava ficando apertado demais e decidiram encontrar outro lugar para morarem. E nesse tempo, sofreram bastante, porque em alguns lugares que pensavam que daria certo nem sempre dava e aí, tinham que buscar outro melhor. Ao mesmo tempo em que passavam por essas situações, ele, como bom chefe do lar, estudava para tentar ser promovido no batalhão e ainda fazia bicos para que não faltasse a alimentação em sua casa. Quando suas duas últimas filhas nasceram, Joscicleide e Maria José, ele e sua esposa Cícera estavam muito felizes, porque já estavam em sua casa própria, conseguida com muito sacrifício numa seleção de imóveis. E mesmo ainda, tendo que economizar seu dinheiro, as suas filhas já tinham berço e enxoval melhores do que as suas primeiras.
O que Josué não percebia é que a sua dedicação por sua família era observada por todos: parentes e amigos. Que sua dedicação no trabalho e no estudo, foi fundamental para que suas filhas o tivessem como exemplo de perseverança e determinação. Sem que ele soubesse e percebesse, estava sendo e é o orgulho de suas filhas e de sua esposa.
Sua vida sempre foi marcada por grandes acontecimentos, entre os tristes o falecimento de sua mãe e o de seu irmão caçula e entre os alegres, entrar na polícia, o seu casamento e o nascimento de suas filhas.
Sabe o que mais nos encanta no nosso pai? A forma como conduz a sua família. As vezes ficamos horas o observando: a maneira como fala com as filhas, como brinca e briga com seus netos. E por falar em netos... Foram meninas as duas primeiras, Victória e Cinthia. Um avô muito coruja, sempre fez o possível para estar presente nas festividades da escola das netas, já que não teve a mesma oportunidade na fase escolar da infância de suas filhas. Se diverte com as coisas que fazem e as admira demais. Quando Victória nasceu, se emocionou ao pega-la pela primeira vez e não sentia vergonha de ir ao quarto beija-la enquanto dormia. Quatro meses depois chegou Cinthia, pronto a besteira estava completa, tinha que dividir o amor entre duas meninas. Em suas brincadeiras com os colegas, dizia que tinha 5 mulheres, a esposa e 4 filhas, isso antes do nascimento das netas, porque após a chegada delas aumentou a quantidade de mulheres na sua vida. Por tratar seus genros e futuros genros com respeito e atenção, tornou-se um segundo pai para eles, principalmente quando precisa dar conselhos e chamar a atenção deles sobre algo que não concorda. A chegada do seu terceiro neto, foi marcada de grandes surpresas, primeiro porque chegava a família um rapazinho, o Victor Rafael, e segundo porque alguns dos seus traços estão presentes no seu neto, como por exemplo, as prezepadas de criança, o jeito de andar e até a maneira de querer ajudar o próximo.
Esse ano a nossa família passou por mais um problema, nossa mãe adoeceu e chegamos até a pensar que iríamos perdê-la. Foi muito complicado para nós, vermos nossos pais sofrendo, nossa mãe no hospital e nosso pai tentando ajudá-la de todas as formas. Mas tudo que passamos foi proposto por Deus para que percebêssemos se o que eles nos ensinaram, tínhamos aprendido direitinho, ou seja, vocês nos ensinaram que quando amamos alguém devemos lutar por esse amor, que enquanto houver uma esperança de vida e Deus na família, há união, há companheirismo e há a certeza de que dificuldades existem, mas quando juntos enfrentamos com perseverança e Deus no nosso meio, vencemos a batalha.
Na verdade se fôssemos relatar tudo que lembramos da vida de seu Zué daria várias edições de livros, pois cada pessoa que teve a oportunidade de conhecê-lo tem uma história interessante a contar. No entanto, algumas coisas concordamos com Josué: que ele adora ouvir musicas sertanejas, que não se arrepende das coisas que fez, que é uma pessoa honesta e não sabe mentir.
Pai, hoje estamos reunidos para te dizer que és como uma pedra preciosa que brilha na vida da gente em todos os momentos. Que o teu exemplo de vida, de ser humano que és, poucos tem. Que o teu amor, a tua honestidade e teus bons ensinamentos que junto com a nossa mãe, ao longo desses anos, nos transmitiram, serviram para que pudéssemos ser essas mulheres determinadas e sucedidas que somos e que tanto vocês sonharam em formar.
Por isso, escolhemos esse dia tão especial, a data do seu aniversário, para prestar a nossa homenagem ao senhor que é para nós um exemplo de pai, amigo e companheiro.
Deus lhe dê muitos anos de vida! Parabéns!




Cicera, seu grande amor.

Filhas: Prazeres, Joice, Joscicleide e Maria José (da esquerda para direita da foto) e sua esposa (do lado esquerdo de Josué).

Seus netos: Victor Rafael, Victória Letícia e Cinthia Rafaela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário