quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Como é maravilhoso contemplar o resultado dos projetos!

Como formadora do Curso Gestar II em Língua portuguesa, tive a oportunidade de acompanhar belíssimos trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos professores cursistas da minha turma e digo a vocês, caros leitores, esses trabalhos estavam voltados para a construção de conhecimentos tanto dos educadores quanto dos educandos.
É importante informá-los que nas oficinas, por mim ministradas durante o ano de 2009, foi proposto aos professores cursistas que elaborassem um projeto que enfatizasse a leitura, a compreensão e a produção textual e que para torná-lo mais rico, convidassem professores de outras disciplinas para fazer parte do supracitado projeto.
Embora tenha acompanhado os professores de Língua Portuguesa de sete escolas de Petrolina/PE, destacarei, aqui, três delas, por eu ter vivenciado de perto a culminância dos projetos.
1 - A Escola Padre Luiz Cassiano, desenvolveu o projeto “Sertão, um rio, um povo e suas manifestações” .
De maneira bem criativa os professores de Língua portuguesa em conjunto com os demais professores de outras disciplinas, organizaram uma Gincana Cultural do Conhecimento, de forma que os alunos, divididos por equipes e auxiliados por um dos professores da escola, tiveram que realizar muitas pesquisas, leituras e produções de textos alusivas ao tema e apresentar num Show de Artes, na própria escola.
O resultado não poderia ser melhor, diante de tanta animação e de muito orgulho, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio apresentaram: paródias musicais, pinturas, peças teatrais, poesias e danças e foram avaliados pelos seus professores durante todo o processo, ou seja, desde a distribuição das tarefas até o momento de apresentá-las a mesa de jurados (composta por profissionais/professores de outras escolas).













2 - A Escola Eduardo Coelho, desenvolveu o projeto “Chá Poético”, projeto esse que vem sendo vivenciado pelo corpo docente e discente da escola desde 2002, tornando-se um projeto permanente, tendo como finalidade desenvolver habilidades de escrita de diferentes gêneros textuais, trabalhando com a linguagem poética de maneira lúdica, de forma a criar um ambiente real de letramento por meio da interação entre leitores e leitoras.
Todos os anos a referida Escola convida um artista da nossa região para ser homenageado. Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), realizam pesquisas e muitas leituras a respeito das obras literárias desse artista e a partir da coleta de informações, cada turma com a participação de um professor, organiza uma apresentação cultural envolvendo as obras do artista convidado. No ano de 2009 as homenageadas foram “As Irmãs Nordestinas” que pela força e coragem enfrentaram o machismo de sua época para cantarem e tocarem sanfona e cavaquinho, animando as festas com um magnífico forró pé-de-serra. Mulheres guerreiras que cantaram até com o Luiz Gonzaga e Teixeirinha.
O ambiente com uma belíssima decoração foi animado tanto pela melodia das Irmãs Nordestinas quanto pelas apresentações dos alunos: músicas, recital poético, danças e peças teatrais musicalizadas. Tudo sendo saboreado por um delicioso chá servido a todos os convidados e com direito a divulgação na mídia local.














3 - A Escola Dom Malan desenvolveu o projeto “Rio São Francisco: Atendam o meu pedido de socorro”, cujo o objetivo geral foi refletir sobre as diferentes formas de degradação do Rio São Francisco, suas causas e principais conseqüências para a comunidade ribeirinha. De forma interdisciplinar e com o auxilio dos professores da escola, os alunos das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio produziram panfletos e livrinhos de cordéis, organizaram jograis, recital poético e até peças teatrais alusivas ao tema.
A culminância do projeto foi no pátio da escola num ambiente cheio de trabalhos produzidos pelos alunos, inclusive com a exposição de maquetes e fotos evidenciando as etapas do projeto e com o brilho do professor de matemática da Escola Dom Malan lendo um dos cordéis escrito pelo aluno
Paulo Crecencio da 8ª série do Ensino Fundamental.
Vale salientar ainda que, foi produzido um jornal com os alunos da turma da 7ª série a partir da seleção de diversos textos produzidos por eles , coordenado pela professora Angela Libório. Porém, para que chegasse ao produto final “o jornal”, além dos alunos escreverem muito, também tiveram a oportunidade de ler e analisar outros jornais e visitar a edição de um jornal na nossa região.













Se perceberem, caros leitores, os projetos que lhes apresentei foram vivenciados não apenas com o Ensino fundamental, mas também com o Ensino Médio. E o que me deixou mais emocionada nos trabalhos foi que eles transcenderam as paredes da sala de aula, os muros das escolas e percorreram diversas áreas de nossa cidade, desde as ruas e avenidas movimentadas da Orla Fluvial, na entrega de panfletos e jornais, até a residência de artistas de nossa região, como na entrevista com As Irmãs Nordestinas.

Relembrando essas vivencias, eu só tenho que primeiro parabenizar a todos/todas pela participação no curso e principalmente pela determinação e execução das atividades propostas no Programa Gestar II e segundo, dizer que vocês, professores, são como sementes prontas para germinar bons frutos, por isso continuem semeando boas sementes.

FELICIDADES A TODOS/TODAS!

Prazeres Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário