Esse dia foi dividido em dois momentos: no primeiro, estudamos as unidades 5 e 6, do TP2. No segundo, escolhemos o melhor trabalho desenvolvido durantes as oficinas para ser apresentado na exposição que estávamos organizando e realizamos as homenagens aos nossos colegas.
PRIMEIRO MOMENTO
O trabalho com o TP2 tinha como eixo temático “A análise lingüística”. Ao final das reflexões dessa oficina, esperei que os meus cursistas fossem capazes de:
1- caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo;
2- caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
3- caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo.
Iniciamos com o seguinte questionamento reflexivo:
• Que conceito você tem de gramática?
• Você trabalha com gramática?
• Que estratégias emprega no ensino de gramática?
Logo após, ampliamos nossas referencias, ao realizarmos a Leitura e discussão do texto “Questões ligadas ao ensino da gramática”, páginas 36 e 37.
Concluímos esse primeiro momento com a análise de uma sequencia didática, na qual percebíamos a abordagem da análise lingüística.
Foi maravilhoso esse momento, porque juntos refletimos sobre como devemos trabalhar a gramática: descritiva, normativa e internalizada.
1- caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo;
2- caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
3- caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo.
Iniciamos com o seguinte questionamento reflexivo:
• Que conceito você tem de gramática?
• Você trabalha com gramática?
• Que estratégias emprega no ensino de gramática?
Logo após, ampliamos nossas referencias, ao realizarmos a Leitura e discussão do texto “Questões ligadas ao ensino da gramática”, páginas 36 e 37.
Concluímos esse primeiro momento com a análise de uma sequencia didática, na qual percebíamos a abordagem da análise lingüística.
Foi maravilhoso esse momento, porque juntos refletimos sobre como devemos trabalhar a gramática: descritiva, normativa e internalizada.
SEGUNDO MOMENTO
Esse momento foi marcado por grandes surpresas. Ao retornar do longo intervalo, as cursistas organizaram o ambiente, passei o vídeo “Capturando vento” e entreguei a cada um, um potinho com “o melhor de mim” (assim como nossa doce Isabel fez conosco no último encontro em Gravatá), em seguida falei algumas palavras e fui surpreendida pela turma com homenagens.
Foi tão lindo! Naquele momento pude sorrir com mais entusiasmo, porque percebi que tinha realmente cumprido a minha missão.
Fiquei impressionada com a turma, pareciam ter combinado com antecedência o que fizeram com tanto carinho e dedicação.
Algumas professoras recitaram poemas escritos por elas, cantaram músicas, fizeram-me ouvir músicas e até presente ganhei!
Depois desse momento recheado de muita emoção, escolhemos o projeto que seria apresentado no Centro de Convenções e decidimos, também, o que iríamos expor no nosso stand.
Saímos de lá com a certeza de que:
· Muita coisa aprendemos;
· Amizades construímos;
· Valeu a pena fazer o GESTAR.
Esse momento foi marcado por grandes surpresas. Ao retornar do longo intervalo, as cursistas organizaram o ambiente, passei o vídeo “Capturando vento” e entreguei a cada um, um potinho com “o melhor de mim” (assim como nossa doce Isabel fez conosco no último encontro em Gravatá), em seguida falei algumas palavras e fui surpreendida pela turma com homenagens.
Foi tão lindo! Naquele momento pude sorrir com mais entusiasmo, porque percebi que tinha realmente cumprido a minha missão.
Fiquei impressionada com a turma, pareciam ter combinado com antecedência o que fizeram com tanto carinho e dedicação.
Algumas professoras recitaram poemas escritos por elas, cantaram músicas, fizeram-me ouvir músicas e até presente ganhei!
Depois desse momento recheado de muita emoção, escolhemos o projeto que seria apresentado no Centro de Convenções e decidimos, também, o que iríamos expor no nosso stand.
Saímos de lá com a certeza de que:
· Muita coisa aprendemos;
· Amizades construímos;
· Valeu a pena fazer o GESTAR.
Dinâmica do potinho
Ganhando presente...rsrs
Apreciando as apresentações culturais
Nenhum comentário:
Postar um comentário