domingo, 6 de dezembro de 2009

MINHA AUTOAVALIAÇÃO


Mabel de Melo Cavalcanti – cursista do GESTAR II, Petrolina/PE
“Já comecei a colher frutos do meu trabalho, de forma tímida, porém qualquer melhora na aprendizagem do meu alunado é uma grande alegria. E eu festejo isso, afinal de contas, nenhuma mudança se dá da noite para o dia, até porque eles mesmos estavam muito habituados a tomar o ensino de gramática como o de língua portuguesa.”
Karla Fraciê
É interessante essa questão da timidez, porque nesse exato momento recordo do primeiro encontro com os colegas formadores do Gestar, o quanto estava tímida, quieta e posso dizer até, que estava insegura, mas com o passar do tempo fui observando que poderia crescer com esse trabalho, que a minha vida profissional não seria mais a mesma. E que a busca incessante por novos conhecimentos não poderia parar. Concordo com a professora cursista Eliane de Fátima Carvalho de Sá, quando diz:

Confesso que não foi fácil, porém está sendo maravilhoso, porque o grupo de formadores do nosso município é muito unido. Nós planejamos juntas as atividades e os encontros. Trocamos as experiências das turmas do Gestar, as angústias e as alegrias. E essa interação constante com os amigos professores e a troca de informações com os nossos formadores da UNB nos dar uma segurança inexplicável. O querer aprender e o querer transmitir o que aprendemos devem estar em consonância com os objetivos educacionais.

“Tudo na vida exige uma preparação. E o professor só conseguirá fazer com que o aluno aprenda se ele próprio continuar a aprender. Não se admite mais um professor mal formado ou que pare de estudar.”

Fabielena Valgueiro Diniz

É preciso sentir a mudança assim como expressaram as professoras cursistas em seu memorial:
“Sinto-me nesse exato momento uma nova professora.”
Francy


“(...) o Gestar II está contribuindo para minha reflexão e renovação da prática pedagógica. Renovação dos sonhos!”

Maria Geusinha Nunes Sobreira
E o Gestar tem proporcionado essa mudança, afirma a professora Kátia Gomes:
“O gestar tem proporcionado ricas explanações sobre conceitos tão presentes em nosso cotidiano escolar, mas que de certa forma, traz uma nova roupagem e nos faz ter um olhar mais crítico e aguçado para um desempenho melhor em nossas aulas.”

E é nessa ampliação de saberes que nos encontramos: formadores e professores cursistas/ professores e alunos.

“O GESTAR II amplia visões e desperta saberes. Nós professores, fazemos parte da história de nossos alunos, por isso temos que buscar a superação a cada dia, a encontrar meios que facilitem a aprendizagem de nossos alunos.”

Eugênia Cátia Paixão Novaes

Segundo a professora Maria de Lourdes dos Santos Silva, o GESTAR veio proporcionar aos professores de Língua Portuguesa a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos e metodologias sobre o ensino nessa área.

Nesses relatos, percebe-se quão grande está sendo o programa Gestar para esses educadores e isso, traz uma satisfação enorme para mim, porque observo que minha atuação como formadora tem contribuído de forma significativa nesses avanços didáticos metodológicos.

Na turma em que ministro as oficinas há professores com mais anos de experiências de magistério do que eu, no entanto a sede de aprender a cada dia é constante. Afirmo isso, porque acompanho passo a passo meus cursistas, auxiliando-os desde a organização do portfólio até a organização das oficinas ministradas por eles. E a cada encontro avaliamos o resultado das oficinas aplicadas nas escolas. É maravilhoso e dar muito trabalho! Esse acompanhamento mais próximo, permite participar de forma interativa e interventiva (quando necessário) das práticas pedagógicas dos professores e também, não atrasar a entrega dos trabalhos/relatórios solicitados pela minha formadora da UNB, Isabel Cristina.

A professora Elaine Kuskoske comenta:

São notórias essas pessoas descritas por Elaine. A turma é composta por 42 professores e eles são motivados e tem muita sede de aprender.

Vejamos outros relatos que comprovam o que foi abordado anteriormente:

“Apesar de estar a 25 anos em sala de aula, vejo que tenho muito que aprender. Aprender para melhor ensinar, pois a tecnologia está muito avançada e temos que caminhar todos juntos de olho no futuro, com sua realidade de descobertas e de destruição ,mas jamais deixar de sonhar ,criar e idealizar um mundo melhor, mesmo que esse mundo ideal seja em textos produzidos por nossos alunos .Pois sonhar nunca é demais...”

Ana Célia de Castro Alves Miranda
“Percebo que além do encantamento necessário para lidar com vidas, com sonhos, com superação de dificuldades (digo isto com propriedade de conhecimento) é necessário a apropriação de novos conhecimentos, nas tecnologias que antes passavam despercebidas.”
Maria Madalena Paixão dos Santos Cabral.

Muitas são as dificuldades que nós, educadores, sofremos, porém nunca deixamos de sonhar. E o melhor dos sonhos é ver os nossos alunos aprendendo o que lhe ensinamos. Sonhamos com um futuro melhor para todos.
Alderiva Maria de Oliveira Souza
E a leitura deve estar presente na sociedade, mas não a leitura como pura decodificação de letras e palavras, mas como compreensão. Leitura com significado. Durante a formação continuada do Gestar, percebi que precisávamos ler muito mais do que as referências bibliográficas apresentadas nos TPs. Então, o grupo de formadores de Petrolina, buscou ler outras fontes bibliográficas.

Diante do exposto é que refletimos nossa prática pedagógica: estamos sendo um profissional ideal? Talvez não encontremos a resposta para esse questionamento, mas a professora Maria Selma de Brito, em suas reflexões pedagógicas encontrou a resposta ideal para sua inquietação:
“Hoje, se eu pudesse voltar no tempo... Que profissão escolheria? Sim! Sim! Sim! Seria professora!”

O importante é que reflitamos sempre nossa prática e possamos sonhar com um mundo novo, um mundo melhor. Assim como a professora Maria das Graças Fortaleza comenta:
“Haverá um novo mundo, quando todas as pessoas souberem ler e escrever; quando as pessoas que souberem ler se puserem a ler e daí passarem a sonhar com um novo mundo e todos lutarem por esse mundo melhor.”
É preciso traçar metas na nossa vida e buscar concretizá-las. Pensando assim, tracei metas na minha vida profissional e estou conseguindo concretizá-las. Sou uma educadora determinada e viso sempre o melhor tanto para meu aluno quanto para mim, como muitos profissionais competentes que conheço.
Sinto-me como uma semente, como comentei no inicio desse texto, pronta para germinar a cada dia, a cada amanhecer e faço minhas as palavras da professora cursista Jaqueline Ventura Ferreira:
“(...) é da semente que se germina, é da germinação que se cresce, é do crescimento que se floresce; é do florescer que se frutifica; foi e é deste processo que me fiz e me faço a educadora que sou. E a cada amanhecer e anoitecer agradeço a Deus por tudo que conquistei e conquisto em minha vida, pois tenho em minhas mãos o compromisso de educar cada vez melhor.”

E ao realizar minha autovaliação, percebo que minha nota não poderia ser inferior a 10.

2 comentários:

  1. Prazeres, eu assino embaixo. O seu trabalho ao longo do ano foi excelente e é visível ( em seus textos) o crescimento e envolvimento a cada oficina realizada. Foi uma delícia tê-la conhecido, espero que possamos manter contato sempre. Bjs

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  2. Doce Isabel, eu agradeço a Deus por ter te conhecido. És fonte de ternura e inspiração. Cresci... cresci muito, mas parte desse crescimento tem uma pitada do teu carinho e dedicação nas orientações que me foram dadas. Muito obrigada por tudo! Que Deus a abençoe!
    E com certeza não perderemos contato.
    Xerim pra tu.
    Prazeres Lima

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