segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

REGISTRO REFLEXIVO DA FORMAÇÃO INICIAL

UMA SEMANA CONSTRUTIVA

Organizar uma seqüência didática não é uma tarefa tão fácil quanto parece; porém, quando temos como suporte uma proposta didática, um professor formador que consegue articular idéias e transmiti-las de forma objetiva e clara e, também, colegas de estudo que, realmente, estão envolvidos no mesmo contexto, torna-se mais simples e prazeroso o trabalho.
Foi o que ocorreu durante o primeiro encontro do Gestar II em Pernambuco. Fiquei numa turma maravilhosa, composta por professores inteligentíssimos e por uma excelente profissional formadora: professora Isabel Ferreira.
Percebi neste primeiro contato que, assim como eu, muitos colegas estavam inseguros e preocupados com a execução do programa Gestar II, pois embora alguns de nós soubéssemos do que se tratava o supracitado programa, tínhamos muitos questionamentos acerca da preparação, execução e remuneração. E foi um momento difícil, porque precisávamos cumprir o horário, as atividades dos livros, mas tínhamos o empecilho chamado localização, ou seja, grande parte dos participantes deste programa veio do interior do estado (inclusive eu) e com o valor que recebemos, ficou difícil encontrar uma hospedagem perto do Centro de Convenções – ambiente designado para o evento – então chegávamos atrasados e cansados no curso.
Porém, mesmo diante desse empecilho, tentamos aproveitar ao máximo o curso, até porque, como falei anteriormente, fomos agraciados por termos na nossa turma a professora formadora Isabel Ferreira que proporcionou momentos construtivos, como por exemplo: a) análise dos livros do Gestar; b) dinâmicas de grupo; c) valorização dos nossos conhecimentos; d) elaboração de seqüências didáticas.
Em linhas gerais, acredito que algumas das dúvidas que tínhamos na primeira semana foram solucionadas no decorrer da mesma, devido à condução das atividades realizadas por nossa formadora ter sido objetiva e clara. No entanto, é sabido que outras surgirão, mas que se mantido este ritmo de estudo e interação, desenvolveremos uma formação de qualidade e os nossos cursistas agradecerão.







Esta é a nossa Formadora, Isabel. Mulher inteligentíssima. Um amor de pessoa.








Momentos da elaboração de dinâmicas e de sequencias didáticas dos TPS (Teoria e Prática).




Vilani, eu, Dizia e nossas novas amigas Joana Darque (medalha de prata na Olímpiada de Língua Portuguesa/2008) e Miriam.



























5 comentários:

  1. Esse blog tinha que ser tão especial quanto a dona!
    Uma pessoa estremamente capaz...inteligente... e maravilhosa como pessoa e como profissional!
    Estou muito feliz e orgulhosa por saber que estás em uma nova e especial fase da sua vida...
    Te amooo amiga!
    Pode contar sempre comigo!

    ResponderExcluir
  2. Seu blog está ótimo!!! Seus escritos, os dos alunos, os planejamentos...Gestar II...Hum, esse blog promete fortes emoções. Sua escrita é deliciosa, escreva mais e escreva sempre. Bjks

    ResponderExcluir
  3. adorei.Claro tinha quer ser minha CUNHADA.
    inteligentissima como ela é.
    te adolo

    ResponderExcluir
  4. vc, como sempre, nos surpreendendo e brindando com seu talento e criatividade. amei os textos e o visual do blog. as fotos tbm (Ô povim compenetrado e estudioso!!!!). e o mais legal é q agora vc tem visitantes REAIS e nao mais aqueles dos quais me falou em Recife. kkkkkkkkkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Amigos são anjos que Deus coloca em nossa vida.. Para mim, vcs são anjos, pois estão sempre comigo em todos os momentos. Muito obrigada a cada uma de vcs pelas palavras carinhosas que escreveram.
    adoro vcs! Bjs

    ResponderExcluir