quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

PRAZERES LIMA - CRONISTA OU POETISA?



APRECIEM A MINHA CRÔNICA E EM SEGUIDA O MEU POEMA.


SUCESSO. INVEJA. MORTE.


Meu Deus! Às vezes me pergunto por que vivemos num mundo tão medíocre e capitalista como este? Um mundo onde há pessoas que não sabem o que significa conviver com o outro. Será que é possível viver num ambiente onde a inveja devora com voracidade a dignidade, corrompe e cega olhos do ser humano ao ver que o outro teve a oportunidade de crescer?

Ah! Hoje já não sei de mais nada... Porque ora o desejo de crescer traz satisfação e felicidade ora traz intrigas e tristezas. E é nesse contexto, cheio de antíteses que me encontro, pois não faz muito tempo que percebi que... Aquela velha frase “inveja mata” realmente existe e está mais próxima de nós do que possamos imaginar... E foi num encontro entre colegas de trabalho que pude constatar a angústia que me acompanhava durante anos.

Era um final de tarde e eu me encontrava ali, sentada entre supostos amigos, digo supostos, pois no decorrer do diálogo que tecíamos alguns fatos me pareceram duvidosos. É difícil aceitarmos determinadas situações, mas tinha que encarar a realidade. Então, à medida que a reunião prosseguia, observava que o ambiente ficava cada vez mais pesado, devido alguns dos meus “saudosos” colegas não conterem as emoções levianas e vomitarem para quem quisesse ou não ouvi-los que, tudo que fora exposto naquele momento, não passava de alguém que só queria se exibir diante de seus superiores.

Nossa quanta decepção! É triste percebermos que até num meio educacional nos deparamos, também, com pessoas invejosas que vivem a vida profissional apontando os defeitos do próximo... Se é que podemos considerar defeitos, pois considero uma virtude um profissional transmitir num grupo seus conhecimentos e suas práticas profissionais, independente de sua área. Agora... Considero sim, uma falta de respeito, de escrúpulo apontar no outro falhas que são vistas apenas pelo apontador e seus compassas, porque é incrível como nunca estamos sós, até mesmo (principalmente) quando desejamos derrubar o nosso próximo, há sempre um compassa na espreita. E mais incrível ainda, quando não temos iniciativa, nem criatividade e nem capacidade de enxergar no nosso colega que ele é tão capaz de realizar fatos quanto nós. Não, não é incrível. É triste, muito triste.

É lamentável. É absurdo. Mas infelizmente, é real. E por mais que queiramos buscar respostas para muitos dos nossos questionamentos, encontraremos somente a certeza: De que tudo na vida passa. De que o mal e o bem andam juntos. Que não deixemos de realizar projetos de vida, porque alguém não nos apoiou (ou nos invejou). Que sempre encontraremos alguém que fará críticas construtivas ou destrutivas.

E a maior das certezas, por mim considerada, é que aquela velha frase supracitada acima “ inveja mata”, quando não mata no seu sentido denotativo, mata no espiritual, porque o invejoso por mais que não queira acaba morrendo lentamente no seu mundinho medíocre.

E é diante, das certezas e incertezas que devemos ser espertos e não nos deixarmos cair em tentação, pois a cor e o tom da vida, somos nós quem damos... Com a graça de Deus, é claro!


O POEMA A SEGUIR FOI ESCRITO A PARTIR DA LEITURA DE OBRAS E TEXTOS LITERÁRIOS, COMO "A HORA DA ESTRELA", CIRCUITO FECHADO, MORTE E VIDA SEVERINA, ENTRE OUTROS.




DIREITO AO GRITO

Que barulho é esse?
Parece tão distante e ao
mesmo tempo tão perto.
É uma ruído estranho
que vem lá de dentro, como
se fosse um eco cavernoso, que
toma conta do meu SER.
Ai como dói !
Dói-me o corpo todo e a alma,
Porque não me conformo com esse som que persiste dentro de mim e com essa
indiferença que nos cerca.
Ouçam-me ! Preciso de GLÓRIA para aliviar minha dor, dando-me
uma aspirina...
VOCÊ TEM UMA ASPIRINA?
Talvez como um SER SOLIDÁRIO, possa entender meu pedido e/ou (OLÍMPICO
DE) JESUS
possa me ajudar, com seu braço forte levantar-me para o ar,
pois não aguento mais!
E esse ruído dentro de mim, pede passagem para que TODOS POSSAM ME OUVIR: ESTOU COM FOME!
Esta é a razão pela qual o RONCO insiste em permanecer.
Porque não é FOME de alimento. É FOME de respeito, de atenção, de viver.
É FOME DE SOLIDARIEDADE.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM VOCÊ ?
Não observas que há ainda “... muitos Severinos iguais em tudo e na sina...” Se aproximando de uma MACAbéa, em busca de suA HORA DA ESTRELA?!
Não observas que há muitas MACABÉAS que vivem num CIRCUITO FECHADO ,
Perdendo seus valores num conflito cultural?
QUEM SOU EU?
QUEM ÉS TU?
QUEM SOMOS NÓS?
Somos “bruta flor querer”...
QURER SER. QUERER FAZER, como peças de um TANGRAM, que unidas
Podem ser o que querem que sejam, porém sem perderem sua identidade.
vamos lutar por um mundo melhor, e mais solidário
Porque hoje, o RONCO do meu SER, reclama por uma construção de valores.

CLAMA POR FOME DE SOLIDARIEDADE, QUE TRANSFORMA o hoje
em ações que dão sentido a existência do ser humano;
Porque “A SOLIDÃO É FERA’’
E ”UM GALO SOZINHO NÃO TECE UMA MANHÔ
Então façamos como A MOÇA TECELÃ, que “... escolheu uma linha clara.

E foi passando-a devagar entre os frios, delicado traço de luz, que a manhã
repetiu na linha do horizonte” ,

Pois “... não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desafiar seu
Fio ... mesmo quando é a explosão de uma vida Severina”
e os INTERESSADOS perguntam:
VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
Nós respondemos conscientes:
TEMOS FOME DE SOLIDARIEDADE.



Professora Maria dos Prazeres F. L. de Macedo - Professora de Língua Portuguesa,

da Escola Padre Luiz Cassiano, Petrolina/PE.

3 comentários:

  1. amei seu blog...você é uma mulher de sucesso (dinâmica, inteligente e muito criativa).Estou certa de que chegarás aonde tens desejado.. um abraço!! Vilani

    ResponderExcluir
  2. 281217Parabéns pelo blog!Vc é realmente um gênio.Tenho muito orgulho de ter vc em minha vida.Conhecer vc foi um dos pontos altos da formação do Gestar II.Abraços
    Ceiça Borba

    PS.To tentando organizar o meu tbém,mas por enquanto o computador ainda tá ganhando..rsrsrsr.Breve virarei este jogo rsrsrs Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Vilani e Ceiça, pelas palavras sinceras e carinhosas deixadas aqui. Saibam que as admiro tanto quanto me admiram. Adoro vcs!
    Prazeres Lima

    ResponderExcluir