quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

AS MELHORES CRÔNICAS/2008







ALUNOS DA 8ª SÉRIE ANALISANDO ALGUMAS CRÔNICAS.




ALUNOS DA 7ª SÉRIE PRESENTANDO A PRODUÇÃO DE UMA CRÔNICA COLETIVA.







ESCOLA PADRE LUIZ CASSIANO

PROFESSORA RESPONSÁVEL: MARIA DOS PRAZERES F. L. DE MACEDO

TURMAS ENVOLVIDAS: 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL



CRÔNICAS SELECIONADAS/2008


CRÔNICA Nº 01

OS ENIGMAS DA MULHER

Poxa velho, as mulheres são uma coisa! Nós homens fazemos de tudo para agradá-las, damos atenção, carinho, dinheiro... e elas só sabem reclamar. Dizem que nós só ligamos para o futebol, blá,blá, blá...

Nas compras, por exemplo, passam, no mínimo, numas dez lojas. Olham todas as roupas, experimentam, para no final comprar a primeira que viu. E nós? Estamos ali do lado apoiando e abrindo a carteira.

Elas são um enigma!

Quando saímos com os amigos (e se saímos! ) elas querem saber pra onde fomos, com quem fomos e ficam só reclamando... Mas quando não estão fazendo isso tudo, sabem ser companheiras, amigas e nos ajudam nas horas mais difíceis.

Resumindo... são uns enigmas...

Leon Arian – 7ª série ( este texto foi uma resposta ao texto da aluna Gabriela, da 8ª série)



CRÔNICA Nº 02

MATÉRIAS

TIPO... Você vai à escola pra quê? Pra “aprender”, né ? Mas se no outro dia você não se lembra de mais nada! Por exemplo, pra que eu quero saber o valor do xis? No mundo com tanta tecnologia, você vai ficar fazendo contas em papel... e quem vai seguir a área de saúde vai usar equações e outras tantas contas, pra quê?

Aí vem o português... Poxa, pra que aula de português se português é a nossa língua? Pra mim, o português certo é aquele que você entende e acabou.

A aula de história, aposto que a maioria da sala não tem o mínimo de interesse em saber quem morreu a dez mil anos atrás e fez isso, isso e aquilo, né?

Aula de geografia, sem comentários...

Inglês é... Até que é legal, pode ajudar. Quem sabe você viaje para a Europa, heim?

Ciências... Eu não quero saber da bactéria que poderá me matar.

É assim que penso...

Yuri Sanderson – 7ª série



CRÔNICA 03

O QUE ESPERAR DOS HOMENS?

Bom, sempre de homens... Deve ser porque é o assunto que menos entendo.

Então vamos lá!

Escuto e leio sempre que nós mulheres somos complicadas, mas e os homens, heim?

Cara, como é difícil saber o que passa na cabeça deles...

Imagine só! Homens são aqueles garotos que passam a metade da infância correndo das meninas e o resto da vida correndo atrás das mulheres...

Quando criança, eles amam pipas, bolas de gude, carrinho e futebol...

Quando crescem, continuam gostando de tudo isso, só que em proporções maiores... A primeira grande paixão da vida deles... Claro, somos nós. E depois... Viramos à última.

Passam horas falando de futebol, cervejas e mulheres, mas conosco... Não querem perder mais que cinco minutos. E quando desapaixonam? Não lembram nem do nome da “infeliz”. Mas se é ela quem o esquece... Aí, tudo muda de figura... Voltam há ter cinco anos, se lamentam e diz como somos complicadas. Mas alguém já viu um homem falar para o amigo, como ela o fez feliz? Não. Agora, deixa aborrecê-lo, para na primeira chapada reclamar para todos.

O incrível mesmo seria, que se eles pretendem passar o resto da vida querendo uma mulher perfeita, sem problemas e sem carências, eles também, poderiam, simplesmente, perder seis minutos e nos ouvir... Não acha?

Gabriela – 8ª série



CRÔNICA 04

ELEIÇÕES

Já é tempo de eleição. É fácil, fácil perceber, até as crianças já sabem o que está acontecendo... Só não podem votar.

Eu tenho vontade de fazer isso, votar! Já sei o que significa: “votar é democracia, e democracia é liberdade”. Se fosse democracia mesmo, a gente só votava se quisesse, não? Bom, como eu ia dizendo, é fácil perceber que é tempo de eleição, porque a gente já acorda com o carro de som bem alto tocando músicas dos candidatos, é aquela barulheira que não dá nem para assistir televisão, você não escuta nada! Sem falar na sujeirada que fica nas ruas dos santinhos que o povo joga, aqueles papéis com a foto do candidato. Não sei por que esse nome ‘’santinho’’... Ah,lembrei, deve ser porque eles ficam bem bonzinhos nesta época, todo mundo faz de tudo e pode fazer muito mais...

E as promessas?! São mil e tantas, mesmo que não cumpram.

O importante é prometer... Besteira, o povo esquece ligeiro mesmo, depois vota de novo!!!

Larissa Thays Nunes Patrício – 8ª série





ESCOLA PADRE LUIZ CASSIANO

PROFESSORA RESPONSÁVEL: LUZIANA CASTRO

TURMA ENVOLVIDA: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

CRÔNICAS SELECIONADAS/2008


CRÔNICA Nº 01

UM TRABALHO SEM VALOR

Em um município onde existem mais de duzentos mil eleitores, sempre convocam as mesmas pessoas para o trabalho eleitoral. Isso não acontece só aqui em Petrolina, em várias cidades brasileiras ocorre o mesmo.

Eu discordo dessa prática e acho um absurdo acordar às seis da manhã em pleno domingo, dia de descanso, para trabalhar de graça. Além disso, se você não vai, perde o direito de fazer concursos públicos, prestar vestibular e ainda pode ser preso.

Outra injustiça é ser obrigado a votar, isso deveria ser facultativo. Enfrentar filas enormes, um calor escaldante (no caso do nordeste) para no final ter como recompensa corrupção e descaso dos políticos.

Se vivemos em uma democracia, deveríamos viver democraticamente.

Sheilane Araujo - 1º Ano do Ensino Médio



CRÔNICA Nº 02

MEU VIZINHO

Deveria haver no Brasil leis que proibissem o barulho do vizinho; que multassem esse vizinho.

Existem tantas leis na constituição, por que não existe essa?

Meu vizinho fala alto às cinco da manhã e eu tenho que suportar. Liga o som às dez da noite e eu tenho que suportar.

Em suma, ele é muito inconveniente. Contudo me conformo, pois suporto também a corrupção, a violência, as drogas, o desemprego e para estas existem leis, vale salientar. Então, tenho que agüentar o meu vizinho, de forma passiva, até... ligando o som ás dez da noite...

É Brasil, não sabemos de fato onde e quando as leis são aplicadas realmente. E eu... continuo com meu vizinho inconveniente, falando alto...

Thiago araujo Silva - 1º Ano do Ensino Médio



CRÔNICA Nº 03

A CORRUPÇÃO

Se um dia me encontrasse face a face com a corrupção, diria-lhe poucas e boas, não iria me intimidar a sua força, que domina a maioria dos políticos na vã soberba; não há mais “política”. Com a tal corrupção é pura “politicagem”.

Se tento fugir dela – a corrupção – não consigo. Se me escondo, lá está ela. Se pego um ônibus, ao meu lado está. Se chego na escola, ela já está me esperando. Se durmo, a vejo em sonho... Meu Deus, ela se encontra em todos os lugares.

Onde vamos parar?

Cicero - 1º Ano do Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário