terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PROJETO: MACHADO DE ASSIS, UMA HISTÓRIA DE AMOR MARCADA NOS SEUS 100 ANOS DE MORTE




APRESENTO A VOCÊ O PROJETO INTERDISCIPLINAR DESENVOLVIDO COM AS TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DURANTE DOIS MESES (OUTUBRO E NOVEMBRO), NA ESCOLA PADRE LUIZ CASSIANO, EM PETROLINA/PE.











ESCOLA PADRE LUIZ CASSIANO

GESTORA:
Yolanda Maria de Almeida Silva
GESTORA ADJUNTA:
Dilene Lima Pantaleão
COORDENADORAS PEDAGÓGICAS:
Elaine de Fátima Kuskoski
Ana Soraya Ferreira de Sá
SECRETÁRIA:
Maria de Fátima Tavares Nogueira





PROJETO:
Machado de Assis, uma história de vida literária marcada nos seus 100 anos de morte.




REALIZAÇÃO:
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, ARTES, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS, BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
TURMAS ENVOLVIDAS:
6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio
ANO DE REALIZAÇÃO:
2008
DURAÇÃO:
2 MESES


JUSTIFICATIVA
Para marcar os cem anos de morte do maior escritor do país: Machado de Assis, os professores de Língua Portuguesa em conjunto com demais professores de outras disciplinas, da Escola Padre Luiz Cassiano, tiveram a honra de inserirem nos seus programas curriculares algumas obras machadianas, aderindo à proposta da GRE – Gerencia Regional de Educação do Sertão Médio São Francisco, com a finalidade dar ao aluno condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem, através da produção em diversas modalidades da escrita e das manifestações artísticas em geral, embasando-se em algumas das obras de Machado de Assis: contos, romances e crônicas.

INTRODUÇÃO
Dada a importância de que Machado de Assis é considerado o ficcionista mais expressivo da prosa realista da literatura brasileira e o primeiro escritor brasileiro a conquistar um sentido universal quando trata das contradições da natureza humana é que foram inseridas no programa curricular algumas das obras machadianas, objetivando que o aluno/leitor lesse e relesse Machado de Assis como quem percorre um território virgem, lendo seus romances, contos, poemas, crônicas, peças teatrais e outros sempre como se fosse a primeira vez; visto que, a dimensão profundamente universal da sua obra, que mesmo nas crônicas, é colocado em primeiro plano a pessoa humana, suas incertezas, esperanças e contradições. O presente projeto dar ao aluno condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem, através da produção em diversas modalidades da escrita e das manifestações artísticas em geral.
OBJETIVO GERAL
Vivenciar de forma interdisciplinar os cem anos de vida literária de Machado de Assis a partir do processo de descobertas e construção de sentidos e significados revelados pela extensão da obra machadiana, através de uma gincana cultural do conhecimento mediada pela escola, seus segmentos pedagógicos e parceiros.
METODOLOGIA
· Divisão das equipes por turmas e cores, envolvendo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio;
· Sensibilização do projeto com os alunos envolvidos;
· Seleção de dois líderes por equipe;
· Articulação dos componentes dos grupos com seus respectivos líderes e com os professores orientadores;
· Pesquisas sobre Machado de Assis e suas obras;
· Leituras de algumas obras de Machado de Assis;
· Produção de textos: visuais, orais e escritos;
· Produção de trabalhos artísticos, envolvendo: artes visuais, danças, músicas e teatro.
· Apresentação dos trabalhos durante a gincana cultural.

RESULTADO
· A partir da metodologia aplicada, foram produzidas paródias musicais, poesias, peças teatrais, gibis, mapas, gráficos e produções visuais a partir da biografia e obras de Machado de Assis e, posteriormente, os trabalhos foram apresentados na Gincana Cultural do Conhecimento;
· Os alunos conseguiram:
- desenvolver uma visão crítico-reflexiva nas suas leituras;
- interagir mais com os colegas e com os professores, como também, com o meio social ao qual pertencem;
- buscar informações nos lugares adequados, visto que, a nossa escola está em reforma e por esta razão a biblioteca da mesma não está funcionando;
- ler mais e, conseqüentemente, produzir textos com mais segurança, dentro dos padrões convencionais.
- construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, imaginação, memória, sensibilidade e reflexão;
- situar e compreender as relações entre corpo, dança e sociedade;
- desenvolver a percepção auditiva e a memória musical;
- compreender o teatro nas diversas dimensões ( artística, estética, histórica e social );
- apresentar atitudes de cooperação em grupo durante a organização e atuação na gincana;
- mostrar autonomia ao organizar as suas equipes e seus trabalhos;
- apresentar de forma criativa os trabalhos organizados.

CONCLUSÃO
Ao término da análise, concluímos que a preocupação em trabalhar textos deve estar voltada principalmente para a formação de bons leitores e escritores, o que pressupõe o trabalho com gêneros textuais diversos enquanto mecanismo de construção do saber, não apenas limitando-se a disciplina Língua Portuguesa e nem ao livro didático.

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