sexta-feira, 12 de agosto de 2011

RECURSOS E MULTIMEIOS NA ESCOLA: UMA BREVE REFLEXÃO

Por: Clecia Simone G. Rosa Pacheco
Drª em Educação - UCSF/Argentina; MSc. em Educação - UI-Lisboa/Portugal
Profª/Pesquisadora do Inst. Federal de Educ. Ciênc. e Tecnol. do Sertão Pernambucano- IF


Sabemos que a realidade escolar brasileira não é das melhores se compararmos à realidade de outros países latino-americanos e, principalmente, se tentarmos comparar à educação em países desenvolvidos.

As escolas sejam elas da rede publica ou privada, vivenciam dificuldades, que poderiam superar se houvesse, por parte do governo, uma política inclusiva, em relação aos recursos necessários a uma escola.

Ainda, no mundo globalizado que vivemos, encontramos escolas sem a menor possibilidade de oferecer aos seus alunos, um dia-a-dia educacional digno, por não ter os recursos que gostariam de ter, como exemplo, uma TV, um vídeo, um radio (som), computadores com acesso a internet, etc..

Mas o que faz com que algumas escolas em varias partes do Brasil, ainda vivenciam essa situação? Esse é um, dos vários questionamentos que fazemos. São vários os caminhos que nos levam as possíveis respostas.

Sabemos que, em se tratando de escolas publicas, a defasagem perpetua-se por não ter recursos suficientes do governo responsável, para investir nestes recursos multimeios. Existem escolas que têm o computador, porém, não é utilizado, pois, o acesso a internet, isto é, os custos, vão onerar os recursos parcos da escola.

Nas escolas particulares, muitas delas, ainda no inicio da sua carreira, convivem desde já, com a questão da inadimplência, e acaba por não ter condições financeiras suficientes para adquirir esses recursos. Se essas escolas tivessem um incentivo junto ao governo, por exemplo, um financiamento para a aquisição de computadores, de TVs, vídeo, etc., com certeza melhoraria muito o índice e a qualidade de educação.

Segundo, Gilson Fais, em Educação e Tecnologia, a tecnologia é excludente. Mas, quando é que a educação tecnológica demonstra esse caráter excludente?

Obviamente, nós brasileiros, não temos todas as escolas decadentes, isto é, 100%, mas, uma grande maioria que se localizam nos lugares distantes dos grandes centros do país, nas favelas, nos interiores de alguns estados, etc.

Porém, por não ser todas as escolas decadentes de multimeios, naturalmente há a desvantagem dos alunos das escolas sem recursos multimeios, pois aquelas escolas que possuem e utilizam os multimeios, os seus alunos se sobressaem, são mais inteirados com as noticias atuais, são mais informados, trocam informações com outras pessoas, etc..

Dessa forma, fica comprovado que a tecnologia é excludente, e aquelas que têm acesso a ela, conseguem melhor se destacar, pelo fato, desta facilitar a visualização de textos, fatos, notícias, interações, diversão, jogos educativos, entre tantas outras vantagens.

Temos convicção que nem todos os programas que encontramos no computador é essencial para ser usado; temos sites educativos que são valiosos, porem, a seleção de material dependerá de metodologia do professor. É por conta disso que o professor precisa estar atento para o uso dos multimeios (saber selecionar o filme, a musica, a informação), contextualizando, para que no final possa servir de aprendizado para o aluno, e para que o mesmo saiba fazer a relação dos fatos locais e globais.

O aluno também precisa ter consciência do “porque”que levou o seu professor a utilizar determinado filme, ou musica, ou poesia, ou texto informativo, entre outros, para que ele sinta a relevância de fazer tal atividade, não esquecendo que, quanto mais dinâmica for a atividade, maior será o empenho do aluno em resolve-la.

Sendo assim, fica evidente a importância dos recursos de multimeios para a comunidade escolar, visto que, através do seu uso, facilitará o aprendizado dos alunos, instigará o aluno a refletir temas transversais, que são discutidos e podem ser visualizados por meio do filmes e, poderá incentivar os alunos a buscarem abrir uma discussão sobre as possíveis soluções de alguns problemas vivenciados em nossa sociedade, como doenças, drogas, questões ambientais, etc..

Portanto, é fundamental saber selecionar e utilizar os recursos de multimeios, para mostrar a importância dos fatos e acontecimentos aos nossos alunos, despertando neles um espírito critico/construtivo, porque eles sim, serão os futuros cidadãos do amanha, conscientes ou não, só depende de nós...EDUCADORES.





Referencias Bibliográficas

BARBOSA, Luara Monte Serrat. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais: uma interpretação e sugestão para a prática. Curitiba: Bela Escola, 2002.

FAIS, Gilson. Educação e Tecnológica: o mito da inclusão digital. In: http://www.meritu.com.br/news/php. Acesso em 27/07/2004.



Nenhum comentário:

Postar um comentário