sábado, 25 de julho de 2009

Uma oficina audaciosa


A coesão e a coerência nos gêneros textuais, esse foi o tema em destaque na oficina, que aconteceu no dia 07/07/09. A oficina foi ministrada de forma audaciosa, pois, nós formadores, mostramos como as competências da BCC (Base Curricular Comum) e as OTM (Orientações teórico-metodológicas) estão interligadas com as atividades do Gestar II. A princípio, pensávamos que esta oficina não aconteceria devido à greve ter sido deflagrada; no entanto, ficamos felizes porque os professores atenderam a nossa convocação. Sinal que nós, formadores do gestar, temos proporcionado momentos de interação e aquisição de novos conhecimentos. Isso nos deixa muito feliz. Quando afirmo ter sido uma oficina audaciosa é porque, dessa vez, os educadores do Ensino Médio, gestores e vice-diretores tiveram a oportunidade de participar da referida oficina. Tendo como definição do ponto de chegada: 1- Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto; 2- Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação; 3- Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos; iniciamos nossa oficina com uma dinâmica prática: texto fatiado (como aqui conhecemos), onde na oportunidade os grupos tentaram reconstruir o texto que estava em pedaços, acrescentando elementos coesivos, deixando-o coerente; depois da socializamos da dinâmica, realizamos a exposição dialogada sobre o conteúdo coerência e coesão nas produções de textos, apresentando aos educadores como as Competências da BCC e os conteúdos das OTM foram contemplados na dinâmica vivenciada. Explanação riquíssima, pois além dos conceitos de coerência e coesão, que formam revisados, trocamos experiências sobre temas como: coerência intratextual e extratextual, analisamos textos coesos e coerentes, identificamos algumas relações lógicas, entre elas: a temporal, a de negação, a de implicação e a de identidade. E acrescentamos ao nosso conhecimento o conceito de escopo de negação, sendo que este foi apreendido na prática, no momento de análise textual. Finalizamos com a solicitação da produção de uma sequência didática, utilizando como suporte os conteúdos das OTM e as Competências da BCC. Segundo a educadora Wédja “ A oficina só veio acrescentar novas reflexões a nossa prática pedagógica. Pena que não estou participando das oficinas do Gestar.” Assim como Wédja, outros lamentaram a não participação, mas ficaram satisfeitos, por terem levado consigo a seguinte reflexão: “Se o professor quer que seus alunos produzam textos coerentes e coesos, é preciso mostrar o funcionamento destes mecanismos na situação de produção específica em que o texto está inserido. Somente desta maneira o aluno vai se familiarizar com novas aquisições linguísticas e perceber que solucionar um problema de coerência ou coesão em um texto não significa simplesmente trocar uma palavra, substituir ou modificar um conectivo, nem adequar os tempos verbais, trata-se, antes de tudo, de perguntar sobre os elementos que envolvem sua produção.”

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