sábado, 25 de julho de 2009

Em foco:Coerência e Coesão textual

Atrair o professor cursista para essa oficina, foi o meu maior desafio, pois grande parte dos educadores no nosso estado está em greve e convencê-los a participar desta formação continuada, para muitos “era furar a greve”. Na verdade, recebi alguns e-mails que justificavam dessa forma a ausência na oficina e é evidente que respeitei a decisão de todos. O importante é que em meio aos entraves na área da educação, aconteceu mais uma oficina do Gestar, com a participação de 60% dos cursistas.
Iniciamos o nosso trabalho com uma dinâmica: construção de um texto oral, a partir de objetos que estavam numa caixinha. Escolhemos dois professores para participar da dinâmica, enquanto os demais apreciavam a produção. Foi um momento super descontraído, onde a inserção dos elementos coesivos e da coerência foi percebida durante a brincadeira. Em seguida, partimos para explanação dialogada sobre a temática Coerência e Coesão textual, dando continuidade ao estudo das atividades do TP5 e do AAA5.
E na continuação da aplicabilidade da oficina, os professores cursistas tiveram a oportunidade de produzir falas para uma história em quadrinhos, discutir sobre coerência intratextual e extratextual, coesão: seqüencial, referencial (analise e identificação da coesão referencial: exófora e endófora, anáfora e catáfora), por justaposição, por reiteração e sobre cadeia coesiva.
Finalizamos a oficina com a análise em grupo de algumas atividades do TP5 e AAA5, unidades 18 e 19, e socialização da seqüência didática organizada a partir da análise realizada.

Embora, não pudéssemos contar com a participação de todos, os cursistas que estavam presentes relataram que “a cada encontro sentem mais desejo de estudar e de colocar em prática o que foi aprendido e apreendido”. São relatos como este que nos permite refletir quão grande é válido participar/ministrar do/o Programa Gestar.

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