As oficinas do Gestar II de Língua Portuguesa tem sido ponto de muita discussão entre os professores da rede pública no nosso estado. Primeiro por abordarem temas bastante pertinentes e enriquecedores às práticas pedagógicas e segundo, por serem ministradas por formadores competentíssimos e “ousados”.
É notório o nosso grau de ousadia, pois estamos indo além do que o programa propõe, sem deixar de atingir todos os objetivos por ele proposto. Um exemplo claro disso, foi à oficina livre que organizamos no dia 06/07/2009, que teve a participação de educadores de outras áreas/disciplinas, objetivando refletir sobre o tema Planejamento e avaliação a partir de uma visão interdisciplinar do processo ensino/aprendizagem.
A referida oficina aconteceu na Universidade de Pernambuco, Campus III, localizado em Petrolina, com capacidade para 900 pessoas, marcando, assim, a abertura oficial do 2º semestre letivo. Cerca de 1600 profissionais da Rede Pública Estadual, distribuídos em dois turnos (manhã e tarde) estavam presentes. Para esse evento, tivemos, também, a participação de formadores/capacitadores de outras áreas; visto que, trataríamos do tema de forma interdisciplinar.
Partimos do ensino da língua posto pelo Gestar II, socializamos as experiências vivenciadas pelo Programa imprimindo, por meio desse, palestras interdisciplinares, ou seja, apoiados nos TPs, dinamizamos temáticas que se alinharam à malha de disciplinas vivenciadas na Rede, em consonância com a Base Curricular Comum do Estado de Pernambuco.
Ao término da explanação do tema, os educadores avaliaram positivamente a oficina e sugeriram que esse Programa possa ser extensivo ao Ensino Médio e aos demais componentes curriculares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário