quarta-feira, 6 de maio de 2009

A leitura em questão


Por que meu aluno não lê? É bem provável, que alguns educadores ainda respondam que por ele não ter acesso a materiais que estimulem a leitura, por causa da estrutura familiar, por ele não gostar de ler, ou seja, por vários motivos externos. Mas poucos acrescentariam a essa lista que muitas vezes o aluno não lê porque o professor não propicia um ambiente motivador que possibilite uma leitura com a proficiência desejada. E isso é percebido nos relatos onde o trabalho com a leitura não passa da decodificação de letras e palavras; de atividades desenvolvidas de forma fragmentada, ou seja, pedi-se aos alunos que leiam determinado texto enquanto toca a sirene, ou então que o educando leia um parágrafo e o outro colega de classe continua e assim sucessivamente. Foram reflexões como essas que os professores cursistas realizaram a partir da pergunta inicial “Por que meu aluno não lê?”. E acresceram aos seus conhecimentos os três momentos distintos e complementares que são fundamentais para trabalhar a leitura em sala de aula: leitura objetiva, leitura inferencial e leitura avaliativa.
Vale ressaltar que, durante a explanação dialogada foram realizadas algumas dinâmicas, objetivando mostrar para os professores a importância da interação leitor e texto. Noutras palavras, puderam reforçar que, um texto só tem significado quando o leitor interage com ele e também, o acesso à informação visual, isto é, à informação percebida, captada pelos olhos é necessária, mas não suficiente.
Concluímos a oficina, com a análise de quatro textos, a elaboração de questionários envolvendo os três momentos da leitura e a socialização da atividade realizada com os textos.
Mais uma vez, sai satisfeita e felicíssima com o trabalho desenvolvido porque os professores cursistas, segundo seus relatos, estão adorando as oficinas do Gestar e inclusive aplicando-as não somente no Ensino Fundamental e nem apenas na escola pela qual foi inscrito, mas também em turmas de ensino médio e outras escolas (claro, fazendo as adaptações necessárias).

PARABÉNS PROFESSORES QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA GESTAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário