Por Prazeres Lima
A educação a distância é o processo de ensino aprendizagem, no qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por esta razão, é fundamental a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.
A ênfase dada
à expressão “Ensino a distância” é a de um professor que ensina a distância,
porém é preferível utilizarmos a expressão “Educação a distância” por ser mais
complexa, embora, nenhuma seja totalmente adequada. A partir desse comparativo,
compreende-se melhor os tipos de educação presencial, semi-presencial (parte
presencial/parte virtual) e a distância (virtual).
Na modalidade
a distância, ainda, podemos acrescentar “Outro conceito importante que é a
educação contínua ou continuada, que se dá no processo de formação constante,
de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática [...]”. E
é através desse processo de formação, que percebemos a vivência dos gestores
cursistas do Estado de Pernambuco, pois esses profissionais da área da educação
estão participando de formações continuadas em serviço, através de curso
semi-presencial oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco, para que
possam refletir sua nossa própria experiência, ampliando-a com novas
informações e relações.
Para MORAN, quando
falamos em educação a distância, é possível realizá-los em todos os níveis de ensino regular; porém, “É mais adequados para a educação
de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa”.
Em anuência
com sua afirmação, acredita-se que quando o sujeito tem maturidade para participar de curso à distância, consegue consolidar a
aprendizagem com mais facilidade, principalmente, a partir dos cursos de graduação, pois um
novo olhar sob a educação a distância ganha um novo sabor, o da ação-reflexão-ação e
não apenas do entretenimento. Embora, saibamos que, essa modalidade é regulada por
uma legislação específica e pode ser implantada tanto na educação básica (educação
de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) quanto na
educação superior.
Outro ponto
pertinente do texto de MORAN, é que no Brasil, o modelo predominante de educação a distância é o ensino semi-presencial. No entanto,
existem modelos exclusivos de instituições de educação a distância, ou seja, só
oferecem programas nessa modalidade, como por exemplo: Open University da Inglaterra e a Universidade Nacional a Distância da Espanha.
Os avanços
tecnológicos facilitam/facilitarão a aprendizagem, pois a educação a distância é “Uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e
habilidades individuais e as do grupo de forma presencial e virtual” e não um “Fast-Food”
em que o aluno se serve de algo pronto. O Curso de Gestores proporciona esse equilíbrio,
uma vez que, há a troca de experiências, as inferências dos resultados e os
esclarecimentos de dúvidas, em tempo hábil, constantemente.
Portanto,
faz-se necessário que as organizações de ensino não se limitem “a transpor para o virtual as adaptações do ensino presencial (aula multiplicada
ou disponibilizada)” e nem tampouco, acreditem que o processo de mudança na
educação a distância é uniforme e fácil, pois devido à desigualdade social e econômica;
bem como, a motivação pessoal, entre tantas outras dificuldades, essa mudança ocorrerá paulatinamente. No entanto, é preciso possibilitar “a todos o acesso às
tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados
para a
sua utilização inovadora.
sua utilização inovadora.
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