segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Calendário Escolar: organização do currículo


O calendário escolar é um elemento constitutivo da organização do currículo. Ele é considerado de suma importância, pois permite a todos (professores, alunos, pais e equipe gestora) uma melhor administração do tempo escolar. Além disso, essa organização deve levar em consideração a região e a realidade de cada instituição e do aluno.
O grande desafio é conciliá-lo, visto que, são especialistas e membros de outras áreas, os responsáveis por esta parte que fazem a organização desse tempo escolar; ficando assim, muito compartimentado. E o desafio começa no momento em que as escolas buscam conciliar a Agenda proposta pela SEE à sua realidade escolar, pois nem sempre temos a autonomia para fazermos as adaptações necessárias; dessa forma, infelizmente, algumas atividades deixam de ser executadas, interferindo nos resultados e na aprendizagem dos alunos.
Desse modo, concordo que é preciso que a Agenda seja encaixada tanto no planejamento elaborado pela escola como na organização da SEE (Secretaria Estadual de Educação) - supervisionada pela GRE (Gerência Regional de Educação).

2 comentários:

  1. Seu blog é óptimo,gostei dou-lhe meus parabéns.
    Com votos de grandes vitórias.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, faça-o de forma a que possa encontrar seu blog para segui-lo também.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Antônio Jesus Batalha.
      Abraços Virtuais
      Prazeres Lima

      Excluir