quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O poder da argumentação

Autora:Prazeres Lima


Quantas vezes você já ouviu ou proferiu a expressão “o poder da argumentação”? É bem provável que inúmeras vezes. No entanto, é incrível como a palavra “argumentação” nos faz lembrar textos acadêmicos e científicos, não é mesmo? Talvez por associarmos “apenas” o verbete a defesa de uma tese, mesmo sabendo que este significa apresentar fatos, idéias, razões, provas, etc. que comprovem uma afirmação e, também, que é possível encontrarmos nos diversos gêneros textuais a argumentação.
Para tornar uma oficina prazerosa, iniciei com um pequeno vídeo “Mudanças e atitudes”. Lindo! Que apresenta um poder de argumentação incrível! E após refletirmos sobre o mesmo, a professora cursista Ivonete, da Escola Padre Luiz Cassiano, pediu para ler para os colegas um texto humorístico, que havia recebido de uma de suas alunas: Contrato Único. Foi fantástico, porque ao mesmo tempo em que a professora lia, ela encenava, tornando-o mais engraçado. Após esse momento de descontração, as professoras receberam um desafio em grupo: fazer uma propaganda a partir do objeto que lhes foi entregue, entre eles: capacete, caixas de creme dental, chaveiro, bolsa, fósforo. Exceto um dos grupos, que recebeu a missão de escrever um texto informativo sem a utilização de objetos, cujo tema era calvície. Os textos além de criativos tinham que apresentar argumentos que comprovassem a veracidade de sua tese. E o que mais chamou minha atenção nas apresentações foi a espontaneidade das professoras, pareciam “garotas propagandas”.
A partir dessa dinâmica, realizamos a explanação dialogada sobre a argumentação, onde relembramos, a princípio, o significado da palavra, a diferenciação de tese e de argumentos e analisamos como trabalhamos com esse conteúdo na sala de aula.
A reflexão de nossa prática pedagógica foi bem discutida, visto que, algumas das atividades do TP6, unidade 21, vivenciadas na oficina propiciou a/o:
¬ Identificação de marcas de argumentatividade na organização dos textos;
¬ 2- Identificação e análise de diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual;
¬ 3- Reconhecimento da qualidade da argumentação textual.


Nossa, falar a verdade é preciso!
Pense numa oficina bem legal e descontraída!




“Essa oficina só veio acrescentar informações precisas para o nosso planejamento, pois esta semana estávamos na escola analisando as OTM (Orientações Teórico-metodológicas) e discutindo como trabalharíamos a argumentação com as turmas do Ensino Fundamental II. Agora percebemos que o nosso pensamento estava/está correto: Podemos utilizar diversos gêneros textuais para trabalhar a argumentatividade. E isso é maravilhoso!”


Professora Kátia, da Escola Antônio Padilha

3 comentários:

  1. Prazeres, parabéns pela oficina!!É um desafio aliar conhecimento teórico e descontração e percebi pelo texto que você conseguiu isso. Fico muito contente em perceber que as preocupações iniciais abriram espaço para uma professora investigativa que quer oferecer sempre o melhor aos seus cursistas. Parabéns, querida, porque o sucesso do seu trabalho é o reflexo da profissional que você é. Bjks

    ResponderExcluir
  2. saPro Prezeres!
    Como é importante "O poder da argumentação" em uma sociedade onde convencer o outro tornou-se uma necessidade cada vez maior.Preciso convencer meu colega, meu aluno, minha família e por aí vai.A oficina for perfeita.
    Parabéns pelo seu trabalho.Eu tinha certeza que você seria a melhor formadora desse curso!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Essa oficina foi muito boa e já foi muito útil para mim. Iniciei minha aula sobre argumentação no
    3º ano A com a mesma técnica que você fez: fazer uma propaganda dos objetos dados e escolhidos pelos grupos e um grupo fez sobre uma idéia. Posso lhe garantir que meus alunos capricharam muito nos textos deles e assim como seus professores cursistas, pareciam garotos(as)propaganda. Eu me surpreendi com a criatividade deles. Foi uma boa aula, eu achei e penso que eles acharam também por causa da participação nas atividades. Obrigada! Bjks.

    ResponderExcluir