quarta-feira, 7 de setembro de 2011

RESENHA DO TEXTO "Recursos e Multimeios na escola: uma breve reflexão"

Por: Prazeres Lima
PACHECO, Clécia Simone Gonçalves Rosa. Recursos e Multimeios na escola: uma breve reflexão. In: http://www.webartigos.com/articles. Acesso em 10/08/2011.

RESUMO DO TEXTO

O texto “Recursos e Multimeios na escola: uma breve reflexão” foi escrito pela Drª em Educação - UCSF/Argentina; Msc. em Educação - UI - Lisboa/Portugal; Profª/Pesquisadora do Inst. Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano- IF, Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco.

Escrito numa linguagem simples, o texto apresenta a importância dos recursos de multimeios para a aprendizagem dos alunos. No entanto, para que seja compreendida essa importância, a autora faz uma abordagem sobre a questão da Tecnologia excludente tão evidenciada nas escolas da rede pública e privada, permitindo ao leitor a análise de algumas situações que tem possibilitado em Educação e Tecnologia, esse caráter excludente, entre elas: a falta de investimento nos recursos multimeios; a ausência de incentivo governamental; a falta de condições financeiras para adquirir esses recursos, devido à inadimplência (nesse caso, as escolas privadas).

INTRODUÇÃO

Numa visão ampla, porém sucinta, Clécia inicia seu texto fazendo um breve comparativo entre a realidade educacional das escolas brasileiras e a de outras de países latino-americanos. A partir desse comparativo, ressalta a questão da Tecnologia Excludente vivenciada por grande parte das escolas da rede pública e privada, localizadas em lugares distantes dos grandes centros do país: interiores de alguns estados, favelas, entre outros.

Para autora, quando falamos sobre a importância dos recursos de multimeios para o aprendizado do aluno, devemos ter em mente vários fatores que, ainda, interferem nesse aprendizado, ou seja, a falta de incentivo e investimentos governamental, pois “no mundo globalizado que vivemos, encontramos escolas sem a menor possibilidade de oferecer aos seus alunos, um dia-a-dia educacional digno, por não ter os recursos que gostariam de ter, como exemplo, uma TV, um vídeo, um radio (som), computadores com acesso a internet, etc.”; e outro fator é a maneira como os professores devem utilizar a mídia, isto é, estes profissionais de ensino devem deixar claro para seus alunos “o porquê” do uso dessa.

Nos parágrafos posteriores, Clécia Simone aprofunda a temática instigando o leitor a perceber que, nós estamos/somos conscientes da superabundância da tecnologia existente, porém em Educação e Tecnologia, ainda, a tecnologia é excludente. Essa afirmação, fundamentada no discurso de Gilson Fais, propõe que para reverter esse quadro é necessário uma política governamental inclusiva que sancione, de fato, a vivencia das dificuldades apresentadas pelas instituições escolares; visto que, alunos das escolas que possuem recursos multimeios, se destacam mais do que os alunos das que não possuem. No entanto, para que haja, Tecnologia Inclusiva é fundamental que o governo responsável libere recursos suficientes e que dê continuidade aos investimentos tecnológicos, para as escolas públicas; facilite o financiamento para aquisição dos recursos multimeios, para as escolas particulares.

No que se refere à metodologia aplicada pelo professor, a autora destaca que este deve ter objetivos metodológicos bem definidos ao utilizar os multimeios, pois o uso adequado desses facilitará o aprendizado dos alunos. Dessa forma, conclui seu texto evidenciando a importância dos recursos multimeios para comunidade escolar; uma vez que, é fundamental o professor saber selecionar e utilizar a mídia, para mostrar a importância dos fatos e acontecimentos aos educandos, despertando nestes a participação e criticidade.

OPINIÃO SOBRE O TEXTO LIDO

O texto “Recursos e Multimeios na escola: uma breve reflexão”, é um excelente suporte pedagógico para graduandos, professores e coordenadores/gestores, pois além de apresentar o significado de Tecnologia Exclusiva, sugere quais pontos revertem essa exclusão; também, por trazer reflexões sobre o papel fundamental do professor em ajudar os alunos a buscar conhecimentos, a partir da informação tecnológica.

É sabido que, educação e comunicação sempre estiveram presentes nas reflexões pedagógicas. Em geral, quando nos referimos ao uso de recursos multimeios em práticas pedagógicas, nos reportamos diretamente às mais novas oportunidades tecnológicas de informação e comunicação, isto é, a internet e todos os seus desdobramentos e inovações, aos programas televisivos, filmes, vídeos, rádio, jornais, entre tantas outras formas midiáticas impressas. Porém, os meios de comunicação devem transcender a simples concepção de recursos didáticos e passar a ser entendidos como conjunto das mediações culturais que caracterizam o ensino, por serem portadores de ideias, emoções, atitudes e habilidades. O que representa na essência: objetivos, conteúdos e métodos de ensino. Para isso, é necessário que o educador esteja atento as diversas possibilidades não se limitando as propostas apresentadas nos livros didáticos e/ou a conteúdos estabelecidos nos Programas. O que não significa que devemos jogar fora os livros e/ou abandonar o Programa de conteúdos, previamente, estabelecido. Eles são úteis e podem continuar em uso, mas precisam de uma complementação.

De acordo com Gomes, a todo instante e em todos os aspectos, o ensino sofre modificações. E sendo desta maneira o profissional de hoje deve adaptar-se a essa nova realidade. Isso significa que o professor se empenhe para que sua disciplina se torne mais atualizada preparando o aluno para o que está por vir, pois hoje com toda a evolução da internet, os meios de pesquisa se tornaram mais amplos com fontes nacionais e internacionais.

Sob essa ótica, Clécia enfatiza que, depende dos educadores o despertar de um espírito crítico/construtivo dos alunos, pois os alunos sim, serão futuros cidadãos do amanhã, conscientes ou não.

Assim, a utilização adequada dos recursos de multimeios na metodologia aplicada pelo professor é o caminho para transformar o espaço escolar em um espaço aberto à construção de aprendizagem significativa para todos que dele participam.

REFERÊNCIAS

GOMES, Ana Carolina Lins da Silva.O uso da tecnologia no processo de educação. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles. Acesso em: 29/08/2011.

PACHECO, Clécia Simone Gonçalves Rosa. Recursos e Multimeios na escola: uma breve reflexão. In: http://www.webartigos.com/articles. Acesso em 10/08/2011.